Preparamos um artigo especial sobre esses profissionais tão importantes em nossa formação. Venha ler!
A Pedagogia é a ciência que estuda o processo de ensino e aprendizagem. Uma das atividades de maior relevância social. Afinal, a educação está relacionada à formação de cidadãos responsáveis, capazes de atuar de forma ética na sociedade e exercer seus direitos e deveres.
Por isso, temos um momento especial para homenagear esse profissional: 20 de maio — Dia do Pedagogo. Entenda mais sobre a importância e a história dessa data.
A ORIGEM DO DIA DO PEDAGOGO
Instituída no Brasil através da Lei nº 13.083, de 8 de janeiro de 2015, o Dia do Pedagogo reconhece a atuação desses profissionais indispensáveis para as práticas de ensino. A data coloca em foco o exercício e a dedicação desses profissionais cuja atuação atravessa paradigmas sociais.
A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO
Uma das atividades mais tradicionais do pedagogo está vinculada à sala de aula. Responsáveis por planejar, coordenar e refletir sobre os processos educativos, pedagogos executam tarefas distintas, e muitas vezes complexas, sempre em busca do aprimoramento e da excelência das práticas de ensino.
Para desempenhar sua função, esses profissionais podem ocupar cargos diversos no ambiente escolar, como coordenação pedagógica ou educacional, supervisão ou qualquer outra função de gestão.
Para além do âmbito escolar, os profissionais da pedagogia também atuam em diferentes frentes do processo de aprendizagem. Seja com gestão, orientação, consultoria ou treinamentos, por exemplo, esses profissionais também estão à frente de práticas educativas em diferentes organizações, como empresas, hospitais, ONGs e outras instituições.
A FUNÇÃO DO PEDAGOGO NO AMBIENTE ESCOLAR
Dentro das escolas, eles são responsáveis por articular o processo pedagógico e ainda podem lecionar disciplinas em determinados segmentos.
Sabendo que o papel do pedagogo escolar tem evoluído desde sua origem e vem se transformando com o decorrer do tempo, reforça-se aqui a importância da formação continuada. Contudo, vale destacar que algumas atuações são mais comuns entre o ofício. Relacionamos algumas delas a seguir:
EM SALA DE AULA
A formação em pedagogia assegura a esses profissionais a possibilidade de atuar como professor na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, pedagogos e pedagogas podem ministrar aulas nas séries de EJA — Educação de Jovens e Adultos.
NA GESTÃO ESCOLAR
Para além da sala de aula, quem se forma no curso de Pedagogia também pode atuar nas funções de supervisão, coordenação ou direção escolar. Os cargos de liderança educacional demandam a articulação e o acompanhamento de todas as ações pedagógicas da escola, sempre pautado no princípio da gestão democrática.
NA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
A orientação educacional é uma das opções para quem passou pelo curso de Pedagogia. Nesse segmento, pedagogos são encarregados por auxiliar o desenvolvimento dos alunos e professores.
No que diz respeito aos alunos, sua atuação pode voltar-se tanto para o auxílio no processo de aprendizagem e desempenho escolar quanto para o desenvolvimento pessoal dos estudantes. Além disso, por meio da orientação educacional, esses profissionais podem contribuir com o direcionamento das realizações individuais e também vocacional, orientando os estudantes em suas escolhas profissionais.
Já o papel de orientação educacional voltado para os professores e toda a equipe de funcionários da escola, permite ao pedagogo auxiliar seus pares quanto a organização das aulas, revisão de métodos de ensino e novas ferramentas para ajudar no processo educativo, por exemplo.
PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Outra vertente importante do pedagogo é sua atuação na Educação Inclusiva. É por meio de um cuidadoso trabalho que pedagogos e pedagogas se atentam à diversidade humana e asseguram a promoção de uma educação de alta qualidade para todos, sem exceção.
Os cursos de Pedagogia voltam seus esforços para formar profissionais preparados a planejar atividades que conscientizem não só os alunos, mas também, toda a comunidade escolar.
Os profissionais que optam por atuar diretamente nessa área são responsáveis por aplicar ações pedagógicas variadas que asseguram práticas efetivamente inclusivas nas instituições de ensino do país. Nestes casos, o pedagogo utiliza técnicas diferenciadas de ensino, procurando adequar os métodos e estimular interações harmônicas para o aprendizado destas crianças.
Parabenizamos a todos os Pedagogos e Pedagogas que promovem a transformação da sociedade através da educação!
コメント